Você está aqui: Página inicial > Governo > Administração > Mais de 3 Mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento eleitoral em Arara

Mais de 3 Mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento eleitoral em Arara

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 21h42 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2017, 21h42 | Acessos: 795

Todos os 2.885.742 eleitores da Paraíba deverão estar obrigatoriamente cadastrados pelo sistema de biometria da Justiça Eleitoral.

Para isso, a atual gestão do TRE-PB, que sempre priorizou o cidadão, não mediu esforços para facilitar o acesso do eleitorado ao cadastramento biométrico, instalando postos nos 102 municípios paraibanos envolvidos no processo.

Dos 1.030.201 eleitores envolvidos na 5ª e última fase do cadastramento biométrico na Paraíba, quase 500.000 ainda não se cadastraram, cerca de 48% do eleitorado.

Em Arara são mais de 3 mil eleitores que ainda não fizeram o recadastramento eleitoral, e quem não comparecer para o cadastramento terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar, além de sofrer diversos outros prejuízos em decorrência.

Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo, como aqueles com idade entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos, são obrigados a cadastrar seus dados biométricos.

Quem não fizer isso e tiver o título de eleitor cancelado, além de não poder votar no próximo pleito, em 2018, ficará com pendências com a Justiça Eleitoral que dificultam ações como, por exemplo, a retirada de passaporte, admissão em empresas, renovação de matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em concurso público, e o recebimento de benefícios sociais, como Bolsa Família e a aposentadoria, dentre outras restrições.

O supervisor do posto de recadastramento biométrico de Arara alerta: “Com a média atual de atendimentos, de apenas 20 eleitores por dia, não alcançaremos a meta de 80% do eleitorado revisado ao final do período de recadastramento. Temos apenas mais 40 dias de atendimento até o encerramento, e capacidade de realizar de 120 à 150 atendimentos por dia, porém o eleitor não está comparecendo. E isto refletirá nos últimos dias de atendimento, com o eleitor enfrentando longas filas e alguns sem conseguir atendimento, por isso convoco os eleitores do município de Arara que ainda não renovaram seu título, para que compareçam imediatamente ao posto de atendimento localizado na Câmara Municipal, no horário das 07:00 às 14:00 horas, o atendimento não dura mais do que 10 minutos e o eleitor já sai com seu título novo e em dia com a Justiça Eleitoral, evitando assim diversos prejuízos.”

Para fazer o recadastramento e coleta dos dados biométricos é necessário apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência dos últimos três meses e o título de eleitor, se houver.

Fonte : Nikolaos C. Yatropoulos / TRE