Você está aqui: Página inicial > Governo > Assistência Social > Mutirão emite documentos de graça

Mutirão emite documentos de graça

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2013, 10h05 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2015, 10h13 | Acessos: 672

Ação é direcionada às trabalhadoras rurais, mas homens e residentes em áreas urbanas também foram atendidos.

Foto: Fábio Barreto

Documentos civis, como carteira de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidões de casamento e de nascimento, Coleta de Sangue, vacinação e testes rápidos de Sífilis e HIV foram feitos gratuitamente, no mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, realizado na última Quinta Feira (08), na escola Anésio Deodônio Moreno. Apesar de o mutirão ser direcionado às trabalhadoras rurais, homens e residentes na área urbana também foram atendidos.

Com parceria da Prefeitura municipal, INCRA, Hemocentro da Paraíba e as Secretarias de Saúde e Ação Social realizaram o “Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais”. A equipe que é composta por representantes do INSS, MDA, INCRA e Defensoria Pública, atenderão durante todo o dia a população do município.

Entre 2004, quando começaram os mutirões, e 2013, mais de 950 mil mulheres foram registradas pelo programa e cerca de 2 milhões de documentos, emitidos. No total, os mutirões chegaram a aproximadamente 4,1 mil municípios brasileiros. O objetivo é ultrapassar 1 milhão de atendimentos. O Nordeste é a região mais beneficiada pelos mutirões.

Os representantes da Previdência Social tiraram dúvidas dos trabalhadores rurais e jovens presentes, esclarecendo sobre seus direitos. Vale registrar a boa participação de muitos trabalhadores rurais, jovens e populares que buscaram tirar seus documentos, como também informações e o belíssimo gesto de cidadania da primeira dama do município Valéria Moreira e a Coordenadora da Ação Social Viviane Bastos que também realizaram Doação de Sangue.

“Além do gesto de amor e respeito ao próximo é um ato de cidadania que todos deveriam praticar” afirmou a primeira dama Valéria Moreira.

Fonte: /
(83) 3369-1037 | comunicacao@arara.pb.gov.br