Você está aqui: Página inicial > Governo > Cultura > Secretarias de Educação e Saúde comemoram o são joão em grande estilo.

Secretarias de Educação e Saúde comemoram o são joão em grande estilo.

Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2013, 08h55 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 11h05 | Acessos: 726

As festas juninas são um dos traços mais fortes da cultura popular e do folclore do nordeste brasileiro. A tradição é herança dos povos europeus e surgiu no século IV como uma celebração católica a São João – daí o fato de ser chamada de Festa Junina.

Foto: Fábio Barreto

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, arraias; inicia-se no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos matutos a exemplo do casamento coletivo que ocorre todos os anos no parque do povo durante o maior São João do mundo na Cidade de Campina Grande - PB.

Além de alegrar o povo, as festas representam um importante momento econômico, junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitas deste alimento como, por exemplo, a Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho etc.

Na quinta feira (20) começaram os festejos em nosso município. A secretaria Municipal de Educação juntamente com os professores realizaram as comemorações nas escolas da zona urbana e zona rural, brincadeiras, quadrilhas, rainha do milho comidas típicas e muito mais.

Já a Secretaria Municipal de Saúde realizou o festejo regado ao som do autêntico forro pé de serra, comidas típicas e a formação de uma quadrilha matuta improvisada, toda festa foi organizada por Rosa Milena e os funcionários do PSF II.

As comemorações não param por ai, a prefeitura montou em praça pública, pavilhão para que todos possam também comemorar os festejos em homenagem ao trio mais famoso do catolicismo, Santo Antônio, São João e São Pedro.

Fonte: /
(83) 3369-1037 | comunicacao@arara.pb.gov.br