CRAS realiza atividades em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
No dia 18 de maio comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por conta disso, a Prefeitura, através do CREAS e CRAS, visando participar da Campanha Nacional, irá realizar evento na sexta-feira, dia 15 de Maio.
Está programada caminhada com alunos das escolas publicas do município, com finalidae de mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. Ainda participará o grupo de teatro Heureca que juntamente com os alunos, distribuirão folders e panfletos de conscientização sobre a temática. Ao final do percurso, o grupo de teatro realizará atividades educativas e apresentará dramatização em praça pública.
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
Diferença entre Abuso e Exploração Sexual
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
Denúncias
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
Fonte: /Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Arara
(83) 3369-1037 | comunicacao@arara.pb.gov.br
Web: www.arara.pb.gov.br
Redes Sociais