Você está aqui: Página inicial > Saúde > Prefeitura realiza ação de combate ao mosquito Aedes aegypti

Prefeitura realiza ação de combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2016, 08h50 | Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2016, 09h19 | Acessos: 1275

Para dar continuidade às ações executadas pela Prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 01, uma ação conjunta com os agentes de endemias, Bombeiros Militar, agentes de saúde e a Gerência Regional de Saúde(GRS), para a eliminação e combate de focos do mosquito.

Fotos: Fábio Barreto

Durante toda a manhã, a frente de trabalho percorreu casas em busca de criadouros e orientando a população sobre as formas de se evitar a proliferação do mosquito causador da dengue, febre chikungunya e a perigosa zika vírus.

Enquanto os agentes de endemias e os bombeiros percorriam as ruas, os técnicos da 3ª GRS realizaram treinamento com os agentes de saúde, Secretario de Meio Ambiente, Saúde, técnicos da vigilância ambiental, coordenação de atenção básica, médicos, enfermeiros e professores.

O farmacêutico sanitário da 3ª GRS, Antônio Éverson, disse que, mesmo com toda a divulgação nacional sobre os perigos que o mosquito representa, o acúmulo de lixo em quintais ainda é grande. “Mais de 80% dos criadouros do mosquito está nas residências, em locais como reservatórios de água, ralos, caixa d’água, vasos de plantas, entre outros. A população precisa entender que é a responsável pela limpeza do terreno e que a melhor forma de prevenir essas doenças é impedindo que o mosquito nasça”.

O batalhão de combate ao mosquito Aedes permaneceu na cidade durante toda a segunda-feira, 01, realizando educação em saúde e a eliminação de criadouros.

Dando continuidade as ações, o carro fumacê irá passar nas ruas por duas semanas em dias alternados aplicando larvicida.

Pedimos a população que abram as portas e janelas e que afastem moveis e plantas para que o larvicida consiga atingir todos os possíveis criadouros do mosquito.”, disse o Secretário de Saúde Carlos Júnior.

Fonte: /
(83) 3369-1037 | comunicacao@arara.pb.gov.br