Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > A Cidade > Festa da Padroeira
Início do conteúdo da página

Festa da Padroeira

Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 08h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 08h17 | Acessos: 5248

No Brasil, as cidades interioranas têm nas suas festas em louvor a(o) santa(o) padroeira(o) da comunidade, seu mais disputado evento anual. O costume foi herdado dos colonizadores portugueses, que enalteciam sua religiosidade através de festas em louvor a determinados santos padroeiros das povoações, posteriormente, o louvor se misturou às festividades profanas e constitui-se grandes eventos em comemoração à boacolheita do ano.

Em Arara é assim, tudo começa nos dias 04 à 08 de setembro de todos os anos, a festa popular juntamente com as Celebrações Litúrgicas em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município, em comemoração as boas colheitas de feijão e algodão do ano em curso. O costume já é secular e começou desde a fundação da sua Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em 1887.

Consta na programação a apresentação da Banda Filarmônica Municipal, Novenário, pregações religiosas, desfiles cívicos e apresentações debandas populares. O ponto principal das festividades é a procissão da Nossa Senhora da Piedade, onde os fiéis percorrem as principais ruas do município levando a imagem da santa, louvando-a com cânticos religiosos.

Durante o dia uma série de atrações anima a população local; desfiles cívicos, bandas de forró, parques de diversão, feiras de artesanato, carreatas e eventos diversos. A partir das 22h00, aglomera-se uma multidão em torno do palco principal, onde se apresentam bandas nacionalmente conhecidas e estilos variados. No palco secundário a animação fica por conta do forró pé de serra.

 

Fim do conteúdo da página