Você está aqui: Página inicial > Saúde > Campanha Municipal de Prevenção de Câncer de Mama

Campanha Municipal de Prevenção de Câncer de Mama

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 11h00 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2015, 11h02 | Acessos: 963

“Outubro Rosa” é um movimento popular reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Foto: Fábio Barreto

Todas as ações são direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche…

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

A secretaria municipal de saúde em conjunto com as Unidades de Saúde da Família, estão durante toda a semana de 21 a 25 realizando exames de prevenção ao câncer de mama.

Na quinta feira 24, realizará uma caminhada percorrendo as principais ruas da cidade para chamar a atenção das mulheres para a necessidade da prevenção e diagnostico precoce.

Olhe, sinta e perceba o que é normal para suas mamas.
Em caso de alterações, procure um profissional de saúde.

Fonte: /
(83) 3369-1037 | comunicacao@arara.pb.gov.br