Você está aqui: Página inicial > Saúde > Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe: Secretaria de Saúde chama a população para os postos

Publicado: Sábado, 26 de Abril de 2014, 08h55 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 08h56 | Acessos: 728

A abertura da campanha aconteceu em Frente da Secretaria de Saúde, foi feito grande mobilização para trazer as pessoas para os postos de saúde e tomar a vacina para evitar a gripe.

A vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).

O secretário municipal da Saúde destacou a importância de se tomar a vacina durante a campanha. “Esperamos que todos que estão nos grupos de risco procurem os postos e se imunizem neste período para que a vacina possa fazer o efeito esperado antes da estação chuvosa. Estamos nos mobilizando hoje, mas esperamos a população nos demais dias para que juntos possamos evitar a gripe e as suas consequências”, declarou Carlos Júnior.

Grupo de Risco

Os grupos considerados de risco para a contaminação pela gripe, e que são prioritários na aplicação da vacina são as crianças com idade entre seis meses e cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
 Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

Meios de evitar a contaminação

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar é uma forma de prevenir o contágio. Também é recomendado cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal. Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

Fonte: /
(83) 3369-1037 | comunicacao@arara.pb.gov.br