Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Saúde > Agentes de saúde e Técnicos em enfermagem realizam curso de capacitação em saúde mental
Início do conteúdo da página

Agentes de saúde e Técnicos em enfermagem realizam curso de capacitação em saúde mental

Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2014, 10h03 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 10h06 | Acessos: 749

Projeto Caminhos do cuidado é uma formação para agentes de saúde e auxiliares/técnico em enfermagem da atenção básica com foco em (drogas, álcool e outras drogas).

O curso tem como objetivo contribuir com a formação dos agentes de saúde e auxiliares/técnico em enfermagem para que possam atuar como agentes de mudanças nas práticas de cuidado em saúde mental e uso de drogas ilícitas ou não.

O projeto tem como sua principal meta preparar os ACS's para que desenvolvam ações de cuidado á saúde das pessoas, sempre respeitando as características e demandas de cada situação e cada usuário. Estas ações devem está de acordo com as competências da atenção básica, com foco na promoção da saúde e prevenção das doenças.

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada de vários atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.

No Brasil, a atenção básica (AB) é desenvolvida com alto grau de descentralização, capilaridade e próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

O curso tem carga horária de 60 horas sendo 40 horas de atividades presenciais e 20 horas na modalidade de dispensação a serem realizadas no território de atuação.

 

Fonte: /
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Arara
(83) 3369-1037 | comunicacao@arara.pb.gov.br
Web: www.arara.pb.gov.br

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página