Você está aqui: Página inicial > Saúde > Saúde promoveu capacitação com atualização em coleta do Teste do Pezinho

Saúde promoveu capacitação com atualização em coleta do Teste do Pezinho

Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2022, 22h05 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 22h05 | Acessos: 160
A Prefeitura Municipal de Arara , por meio da Secretaria de Saúde promoveu uma capacitação com atualização em coleta do Teste do Pezinho. A iniciativa, realizada em parceria com o Governo do Estado foi voltada aos profissionais da saúde que realizam o exame na rede municipal de nossa cidade.

A atividade foi voltada para técnicas de enfermagem e enfermeiras que atuam na atenção básica. “A intenção é capacitar esses profissionais e ampliar o acesso das mães para este tipo de exame pela atenção básica, que é a que promove o maior vínculo com a população”, destacou Josinelma Lázaro, Secretária de Saúde de nosso município.

Com apenas uma gota de sangue retirada do pé do recém-nascido, preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida, é possível detectar doenças graves que podem interferir no desenvolvimento do bebê, como: doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. Quanto mais cedo as enfermidades forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças.