Você está aqui: Página inicial > Saúde > Secretaria Municipal de Saúde: Nota de Esclarecimento

Secretaria Municipal de Saúde: Nota de Esclarecimento

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 14h07 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2022, 14h07 | Acessos: 135

A Prefeitura Municipal de Arara – PB, vem a público através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarecer a toda população Ararense que as informações publicadas pelo site Polêmica Paraíba, onde mostra um ranking realizado pelo Instituto Àquila, até então desconhecido, “Índice de Gestão Municipal Aquila”. É público e notório que a realidade do sistema de Saúde está acima dos dados apresentados pela referida empresa. Os dados apresentados não condizem com nossa realidade. Temos um percentual de 100% de cobertura por Unidades Estratégia Saúde da Família com Saúde Bucal em nosso município. Arara tem uma população segundo estimativas do IBGE de 13.613 habitantes, o cálculo da população coberta pela Atenção Básica tem como referência 3.000 pessoas por equipe, conforme a Política Nacional de Atenção Básica (Pnab).

No que se refere ao percentual aplicado em saúde, em todos os anos da nossa gestão esse percentual aplicado vem sendo superior a 20%, conforme dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), quando o preconizado em Lei é de 15%. Em Arara, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual – IDEME a esperança de vida ao nascer aumentou 14,2 anos nas duas últimas décadas avaliadas. Com relação aos leitos nosso município de acordo com a programação pactuada integrada (PPI) além dos leitos do Hospital Natanael Alves, que vem buscando ofertar um serviço de qualidade a todos aquele que dele precisa, temos leitos nas cidades referências: Esperança, Campina Grande, João Pessoa, com quantitativos preconizados pelo Ministério da Saúde. Nosso município dispõe do número de profissionais compatíveis com a complexidade de saúde para cidades do nosso porte. Através dos nossos profissionais comprometidos e capacitados, as Unidades Básicas de Saúde buscam sempre reduzir o índice de internações hospitalares por condições sensíveis a atenção básica. Vale destacar que a equipe de imunização de Arara foi premiada pelo Governo Estadual da Paraíba pelo seu desempenho em aplicação de vacinação contra a covid-19. Salientamos que a Secretaria Municipal de Saúde junto com seus colaboradores não mede esforços no combate ao coronavírus. Destacamos ainda que não encontramos na citada publicação as fontes, metodologia ou período utilizado para apuração dos dados informados. Por fim, a Secretaria de Saúde e o governo municipal segue a legislação que rege a prestação do serviço público de Saúde, bem como se baseia em critérios e determinação dos órgãos oficias, os quais tem acompanhado o desempenho de nossa pasta.

Arara, 02 de agosto de 2022

Josinelma Lázaro da Silva Costa